



Festa Terreirada Cearense
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A festa Terreirada Cearense é um projeto do cantor, compositor e brincante cearense Junú. Teve inicio em 2005, na região do Cariri CE com Junú e seu grupo, com o projeto "Forró de Raiz".
Posteriormente com o deslocamento para sudeste, mais precisamente no Rio de Janeiro, a festa passou a ter uma formação ainda mais diversificada, com músicos de várias regiões do pais: Ceará, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Desde então, além de estar presente nas praças, espaços culturais e casas noturnas do Rio de Janeiro e região, Junú produz e apresenta seu show nas edições da festa Terreirada, pra um público bastante diversificado, que reune pessoas de vários lugares do brasil e do mundo, recebendo como convidados, grupos e artistas de várias regiões do Brasil e também de outros países, além dos artistas do Ceará e da região do Cariri.
Nesse momento Junú apresenta suas composições, músicas de folguedos e grupos de cultura popular tradicional, e também, clássicos da música brasileira e suas raízes. A idéia surgiu da necessidade de oferecer ao grande público e principalmente as novas gerações, também de uma forma didática, uma outra referência da música brasileira com suas origens e poética, sem ao mesmo tempo deixar de estar conectado com a música universal e contemporânea.
Canções e músicas instrumentais: Baião, xaxado, samba, xote, ciranda, marcha, cabaçal, coco, choro, reisado, etc. sãoapresentados através de nomes como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Ary Lobo, Luis Fidelis, Abdoral Jamacaru, Ermano Morais, Jacob do Bandolim, Gordurinha, Hermeto Pascoal, Trio Nordestino, Jacinto Silvia, Dorival Caymmi, Sivuca, Dominguinhos, Elomar, entre outros.

Integrantes:
Junú – Voz, flauta, trompete e percussão
Gabriel Pontes – Sax tenor, soprano, flauta e percussão
Felipe Rodrigues – Violão, cavaquinho e vocal
Karranka – Viola, rabeca e vocal
Thais Bezerra – Percussão e vocal
Sofia Kern - Vocal e percussão
Raquel Poti - Percussão e vocal
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Contatos:
Clariana Castro
+ 55 (21) 982482795
Rio de Janeiro - Cariri - CE - RJ - Brasil

Bloco da Terreirada Cearense
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O bloco surgiu da festa homônima Idealizada por JUNÚ. A trupe de brincantes que se inspiram na cultura popular, especialmente na cultura da região do Cariri, leva às ruas o que há de mais representativo da cultura nordestina, ao apresentar um pouco da diversidade do sertão, mas, através de um olhar contemporâneo.
Muita poesia, cores, ritmos e danças que fazem a festa do nosso povo. No show são apresentadas canções de Junú, músicas da cultura popular e clássicos da música Cearense e brasileira, tudo isso em um espetáculos de dança, música e performance em perna de paue Fora dos clichês do mercado e da uniformização de nossa música ocasionada pelos meios de comunicação de massa, o carnaval no Brasil, (principalmente o de rua) acontece em cada lugar com as suas devidas peculiaridades, com a identidade cultural de cada povo, comunidade e sua manifestações locais.
Sendo assim, muito além da música baiana (do axé) do samba carioca, (“das escolas”), do frevo e do maracatu de Pernambuco, podemos identificar a riqueza do nosso pais, quando estamos atentos pra observar todos os outros elementos que são suprimidos pela massificação. Assim a Terreirada Cearense, no carnaval, desenvolve um importante papel ao oferecer, ao apresentar um pedaço da diversidade de nossa música, de um outro Brasil, do sertão, da periferia, com outras cores, ritmos e danças que também fazem a festa do nosso povo.


CABOCLO DE ASAS
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MĂSICA/POESIA CARIRI
As palavras em seus sons, aqui, estĂŁo em processo, transformando-se, como esse texto, incompleto, que um dia terminarei. O papel virtual de minhas realidades, estĂĄ sendo escrito enquanto logo, meus dados, na mĂĄquina, na rede de rendas digitais! Nas ladainhas, aboios, encantamentos, sentimentos ou/e/em outros indĂcios analĂłgicos que sim, ainda existem! E resistem a uma falsa ou equivocada idĂ©ia de tecnologia. NĂŁo tome cuidado com os meus acentos! Eles podem brincar de mudar de sentidos! Estamos subentendidos?
www.caboclodeasas.blogspot.com
ONG Beatos
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BASE EDUCULTURAL DE AĂĂO E TRABALHO DE ORGANIZAĂĂO SOCIAL
MissĂŁo
Primar pela transmissão das culturas e saberes da tradição oral e preservação do meio ambiente. Oferece cursos e apresentaçÔes com os mestres da cultura popular assim como cursos de preservação ambiental.
Descrição
A BEATOS Ă© uma associação sem fins lucrativos que reĂșne pessoas atuantes na preservação, melhoria e reavivamento das tradiçÔes populares dos povos e do meio ambiente.

Informação Geral
A ONG BEATOS Ă© um espaço coletivo com açÔes integradas voltadas aos saberes de tradição oral, a troca de ideias e Ă pesquisa. A BEATOS tem sua sede na cidade de Crato, no Cariri cearense, celeiro das tradiçÔes culturais do Nordeste, ao sopĂ© da Chapada do Araripe, Ășnico Geopark das AmĂ©ricas reconhecido pela UNESCO
SĂtio BEATOS
Crato, RegiĂŁo do Cariri, CearĂĄ
Brasil

Associação Oficina Casa do Alto
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Ser uma comunidade que incentiva o auto desenvolvimento de seus integrantes e promova o florescimento de habilidades e saberes. Cultivar o sagrado, a amorosidade, a simplicidade, a cooperação mĂștua entre todos os seres e com a terra.
InformaçÔes gerais
Desenvolver uma cĂ©lula nĂșcleo como matriz que agrega seres, ideias, açÔes e espaços que cooperam numa relação de simbiose para a construção de uma nova forma de vida.
A Casa do Alto nĂŁo defende, nem luta por uma postura de âcombateâ nem por uma causa especĂfica ou setorizada, nem por qualquer coisa, alias, mas procura, por outro lado, viver na prĂĄtica um âtestemunho de sĂnteseâ do que acreditam e querem ver realizado primeiramente para sĂ e, por esse meio, no mundo. Querem garantir apenas um âexemploâ por mais pontual que seja a ser adaptado num eventual processo espontĂąneo de generalização, um modelo a ser adotado por outros indivĂduos e grupos, em algum lugar, dando origem a uma rede por afinidades âtransformandoâ o mundo.
DirĂamos que a Casa do Alto incorpora uma postura pacifista da nĂŁo violĂȘncia. ReĂșne indivĂduos combativos, sim, mas nĂŁo sĂł em termos de mundo externo e do universo do TER, mas no mundo interno, nos domĂnios do autoconhecimento de si mesmos, no Ăąmbito dos domĂnios do SER.
Casa do Alto
PoderĂamos dizer que a Casa do Alto trata da inclusĂŁo do indivĂduo no mundo do SER, da SUSTENTABILIDADE DO SER (ecologia profunda), como maneira de mobilizar uma sociedade justa e harmoniosa verdadeiramente avançada, ecolĂłgica e visceralmente pacifista no mundo do TER.
Mais do que simplesmente acreditam, a Casa do Alto vive numa escala crescente, a idĂ©ia de que a realidade externa Ă© um âespelhoâ de como estĂŁo os indivĂduos em si diante de si mesmos, razĂŁo pela qual optaram por nĂŁo mais lutarem contra os âmoinhos de ventoâ de Cervantes, ou os espectros de sĂ mesmo e passam a trabalhar realmente as causas e nĂŁo apenas as consequĂȘncias de tudo isso que vemos por aĂ.
De um modo geral, a Casa do Alto entende que grande parte dos quais o mundo moderno convive decorre nĂŁo sĂł do modelo ou
sistema vigente e que, naturalmente, impĂ”e e defende seus paradigmas na luta por sua sobrevivĂȘncia como de resto faz ou faria qualquer organismo. Entende que o mundo ou a nossa civilização vive, em realidade um âcrise de percepçãoâ, atĂ© por continuar a achar, na sua compartimentada visĂŁo de mundo e realidade marcado por uma cultura cosmogĂŽnica simplesmente organizada, que as soluçÔes virĂŁo quando cada peça do quebra cabeça for consertado. Ă uma maneira prĂĄtica que estamos procurando operacionalizar cada vez mais para que todos possam cooperar efetivamente, enquanto nos mantemos mobilizados e conscientes de nossa potencialidade e do acervo de bens, recursos, conhecimentos e grau de mobilização que possuĂmos para a execução de nossos objetivos.
Sitio Caboclos
Caririaçu, região do Cariri, Cearå
Brasil
Contato:
oficinacasadoalto@gmail.com


