ARTIGOS, MATÉRIAS E CLIPPINGS
O Cariri cearense é uma região singular em nosso país. Reúne saberes ancestrais que estão ainda preservados na memórias de homens e mulheres. Uma região que recebe anualmente centenas de milhares de romeiros vindos de todo o nordeste, movidos pela fé no padre Cícero e que junto com suas promessas e orações trazem consigo seus costumes, sotaques, vocabulários, musicas, poesias, ritmos e brincadeiras que congrega o Cariri numa simbiose múltipla, rica e complexa com seus reisados, guerreiros, lapinhas, bacarmarteiros, bandas cabaçais, coco, emboladas, repentes, entre dezenas de outras manifestações.
É nesse cenário Cariri que surge o talento e a delicadeza de Geraldo Junior, músico que expressa sentimentos e emoções no esbanjamento de sua canções que misturam ritmos e cores do Cariri nos colocando frente a um espetáculo inspirado na cosmogonia, na força do mito e nos símbolos mais profundos e sólidos do caldeirão nordestino. Criação e invenção que se desdobram em sentidos metafísicos e poéticos desenhando uma linha contínua entre o passado, presente e futuro com um repertório que mistura sua própria história, expressão artística de qualidade que compreende uma diversidade de sons dignos de representar a música brasileira.
O RITO
Cantor, compositor, instrumentista e brincante, Geraldo Junior leva aos palcos uma pulsante celebração da vida. Seu show confunde-se com um ritual. Força e delicadeza evidenciando as referências a sua terra natal, o Cariri Cearense. Seu trabalho parte do sertão, mas também mostra-se fortemente urbano, assim, o poeta aglutina as artes populares através de uma leitura contemporânea, servindo-se de elementos tradicionais como ferramenta para resignificar todas essas linguagens: Música de terreiro, reisado, banda de pífano, coco, cantoria, benditos, música virtual, eletrônica, digital, rave, drumbase, rock'n'roll... Expressão ilimitada de possibilidades. Tudo isso em um espetáculo de música, dança e performance.
Dane de Jade